02
jun 14

Estávamos sentadas lado-a-lado, quando a minha pequenina me diz, em alemão, que gosta da vida. Feliz e surpreendida, insisti para que ela confirmasse. E ela me diz: “Ja, ich lebe gerne, weil ich geniessen kann, solch eine Mutter wie dich zu haben”. As lágrimas me vieram aos olhos.


06
abr 10

Quase a precisar de um sutiã

Nossa Clara (4 anos e três meses) apontou para o peito e comentou:

As minhas maminhas já estão a crescer…


07
fev 10

Curtinho e fabuloso

Elena disse hoje à tarde à irmã:

- Não é suposto isto acontecer.

O meu queixo caiu. Acho que só passei a me expressar assim quando entrei para a faculdade.


02
fev 10

Outros carnavais

Já são alguns carnavais. Com dois aninhos, fantasiamos Elena de índia norte-americana, com machadinha e tudo. Passamos aquele carnaval de 2006 no Algarve e ela esteve uma noite inteira a brincar com umas amiguinhas espanholas, Laura e Lucía. Em 2007, Elena foi para a Alemanha com o Pai e dois fatos de princesa na mala. Clarinha estava em tratamento e passamos as duas o carnaval em casa, felizes por recebermos alta do internamento do IPO. No ano seguinte, 2008, Elena vestiu-se de Bela Adormecida, com um caríssimo fato original Disney. Clara fantasiou-se de joaninha. Foram a uma festa no Kiga.


Em 2009, Clara vestiu-se de peixe na escola, enquanto Elena foi de leão. Foram também ver os desfiles à Malveira, vestidas uma com o fato de Bela Adormecida do ano anterior, a outra de tigresa emprestada de uma colega da DFL.

Hoje foi o dia da Elena escolher uma fantasia (=fato) para o Carnaval 2010. Quando Clara e eu chegamos em casa, vindas do médico, fomos surpreendidas por uma linda “Sevilhana”, com flores na cabeça. O Pai comprou um fato de abelha para a Clara, e ela correu para experimentá-lo. De um lado, Elena rodava a saia de sua sevilhana. Do outro, Clara curtia as suas anteninhas…


29
jan 10

E o Globo de Ouro vai para…Vovó

Estávamos ao computador vendo as imagens das atrizes que estiveram na cerimônia de entrega dos Golden Globes semana passada.

A Elena ia dizendo quais achava bonitas ou não, quais os vestidos mais bonitos, etc. De repente, aparece a Sophia Loren, que ela acha feiosa. Explico que Sophia é já uma mulher mais velha, mais ou menos da idade da Vovó, que foi muito bela e famosíssima quando nova e ainda conserva a sua beleza.

Procuramos fotos de Sophia quando jovem e depois retornamos à primeira fotografia. Veridicto de Elena:

- A Vovó é mais bonita.


24
jan 10

Gavotte, BWV 816

Domingo de manhã, enquanto brinca com a sua cozinha, Clara cantarola a Gavotte da Suíte n.º 5 das Suítes Francesas de J. S. Bach.


12
jan 10

Olha os Piolhos

Elena coçava muito a cabeça ultimamente e despertou-me suspeitas. Resolvi inspeccionar a cabecinha dela e BINGO! Um piolhão. Dona Clara, o mesmo diagnóstico: piolhentinha.

O Pai correu à farmácia para comprar um produto o menos tóxico possível e demos início à Operação “Espiolhar”. Depois de deixar agir o produto, pente fino, eu de um lado com a Elena, o Ralf com a Clara e toca a sair piolhos, lêndeas. A Lena tinha lêndeas para dar e vender. E, embora reclamassem da acção do pente fino, e dos cabelos por ele arrancados, as duas puseram-se a discutir no banheiro qual tinha mais piolhos e cada uma queria ser a mais piolhenta. E ansiosas para ver os piolhos que saiam no pente.

Curiosamente, a Clara ganhou o CD do Panda vai à Escola no seu aniversário e há uma musica entitulada “Olha o Piolho”, com a qual antipatizei de imediato, pois achei de mau agouro, mas é uma de suas preferidas.


21
out 09

Seis anos



28
set 09

CLARA

Sábado, dia 26 de Setembro de 2009, com a idade de 3 anos, nove meses e dois dias Clara escreveu seu nome pela primeira vez.


24
abr 09

O médico biológico

Elena sobe as escadas a correr vestida de Bela Adormecida e grita para a irmã:

- Vamos, rápido, eu tenho que telefonar ao “médico biológico”!